As temperaturas caíram, é hora de aquecer o cardápio

Por Rafaela Polo

As temperaturas voltaram a cair em alguns Estados do país. O seu é um deles? Prepare-se para esquentar com um cardápio bem brasileiro e encorpado:

Mojica de Pintado
Esse prato tem uma cara de ensopado, ótimo para temperaturas baixas. No Centro-Oeste, a mandioca cozida encorpa a receita; na Amazônia, são muito usadas a farinha de uarini e as feitas com peixes regionais. Curiosidade: a palavra mojica vem do tupi e significa um caldo engrossado com farinha. 

Maniçoba
Anote aí: também conhecida como “feijoada paraense” (e todo mundo sabe que feijoada é um prato que esquenta!), pode ser encontrada nos mercados locais, para comer na hora. A sabedoria de cozinhar a maniva pelo longo tempo necessário – para anular o veneno das folhas de mandioca – é passada de geração em geração. Em casa, o conselho é usar apenas a maniva pré-cozida. 

Polenta Mole com Molho Bolonhesa
Polenta mole com carne moída é um dos pratos mais aconchegantes para o inverno. Servido mole, ele tem o peso de um caldo mais encorpado, que combina muito com as noites frias.

Peixada Cearense
Peixes também combinam com comidas para o inverno. Assim como nas moquecas baianas, na peixada cearense também se cozinha o peixe no leite de coco. A diferença são os complementos desse prato, estrela do litoral do Ceará.

Vaca Atolada 
Um grande cozido com mandioca e carne bovina. Das panelas de Minas Gerais no começo do século 18, no auge da extração de ouro e diamantes, surgiram receitas simples com ingredientes que viajavam o país no lombo dos animais. De lá vieram o nome e a fama do prato, hoje típico da cultura caipira. Costela bovina e mandioca são os elementos sempre presentes nas variações da receita por todo o país – é justamente na mandioca que a carne fica “atolada”. 

Cozido
Tradicionalmente servido às segundas-feiras no bairro da Ribeira, em Salvador, mas presente também em diversos outros pontos do nordeste brasileiro. Na região Sudeste, a receita que prevalece tem origem portuguesa, com batata e cenoura. À medida que avançamos ao Nordeste, encontramos cozidos com carnes mais gordurosas e a escolha de legumes também pode se modificar, incorporando ingredientes como maxixe e abóbora. “O cozido é justamente um caso de prato universal, o mais elementar deles em qualquer terra onde o boi não seja sagrado”, escreve Odylo Costa Filho. Vale lembrar que, no Nordeste, tão importante quanto o cozido em si é o caldo resultante, usado para fazer o pirão que acompanha o prato. 

Buchada de Bode 
A carne de bode é mais encorpada, e exige temperos fortes para a realização de suas receitas. Essa combinação elevará sua temperatura nesse inverno. 

Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *