Fundadora

Ana Luiza Trajano

Pela cozinha brasileira: esta é a tatuagem no espírito de Ana Luiza Trajano, que comandou por mais de 10 anos o restaurante Brasil a Gosto, em São Paulo. O respeito às tradições culinárias, a valorização dos ingredientes e dos produtores região por região, a busca e a divulgação desses saberes. Eis seu foco. Em outras palavras, o Instituto Brasil a Gosto reflete o desejo de constituir um legado consistente de estudos gastronômicos nacionais e, claro, de compartilhá-lo. Louca por carne de sol e leitão à pururuca, herança das avós cearense e mineira, a chef nunca entendeu por que o risoto se firmou como prato oficial de muita recepção em casas brasileiras – e desde cedo resolveu ajudar a mudar isso, devolvendo a comida brasileira ao posto de prato principal (e tira-gosto, sobremesa, quitanda…).

FUNDADORA
Ana Luiza Trajano

MOTIVAÇÃO
A valorização dos ingredientes brasileiros

OBJETIVO
Ampliar os saberes e sabores da cozinha brasileira

Minibio

Na infância em Franca, interior de São Paulo…

Formou-se em Administração de empresas…

De volta ao Brasil em 2003…

Essa extensa pesquisa deu origem ao restaurante Brasil a Gosto

As pesquisas desses anos todos deram origem também a quatro livros.

Instituto Brasil a Gosto

O Instituto Brasil a Gosto, que Ana Luiza fundou em 2016, e do qual é presidente, nasceu do desejo de ampliar o papel dessa vitrine de saberes e sabores da cozinha brasileira.

O Instituto Brasil a Gosto é um instrumento de difusão da cultura e dos costumes nacionais por meio da gastronomia. Baseia-se em pesquisas teóricas e empíricas por todo o país.

Sua missão é fomentar projetos que valorizem os ingredientes nacionais e garantam sua acessibilidade ao público – afinal, cada um deles representa uma relação do homem com a natureza e reforça sua identidade cultural.

Por meio do diálogo e da troca de experiências, o Instituto Brasil a Gosto luta para que a autêntica cozinha brasileira, arraigada em técnicas, saberes e produtos, seja uma realidade nos fogões e nas mesas de todas as casas do país.