Ele pula em um pé só, usa um gorro vermelho, fuma cachimbo e é muito comilão.

No calendário brasileiro, o 31 de outubro foi escolhido para comemorar o Dia do Saci. Criada por meio de um projeto de lei de 2003, a data visa homenagear esse, que é o mais emblemático personagem do folclore brasileiro – justamente no Halloween, o Dia das Bruxas americano.

O personagem tem até entidades dedicadas a ele, como é o caso da Sosaci (Sociedade dos Observadores de Saci), localizada em São Luiz do Paraitinga. Segundo o grupo, além de brincalhão, o Saci é doido por comida. Ele tem paladar bem brasileiro e é da fartura: gosta de começar o dia com banana, mingau e café coado bem ralinho. Adora frutas e costuma tomar sucos na hora do almoço – cachaça só para abrir o apetite antes das refeições.

Entre suas receitas prediletas estão lambari frito, paçoca de amendoim e, claro, arroz, feijão, farofa e mandioca frita. No meio da tarde, aplaca a fome com quitandas do tipo broa de fubá, bolachinhas e biscoito de polvilho. Também é chegado em doces como pé-de-moleque, goiabada cascão e bananada. No jantar, sopa de cambuquira ou, quem sabe, uma fritada de bundinha de içá!