Gratuito e aberto ao público, evento, produzido pelo Instituto Brasil a Gosto, reúne lideranças quilombolas do Vale do Ribeira para rodas de conversa no sábado, 14 de  maio, no Mercado de Pinheiros, em São Paulo

Por Bel Moherdaui

Patrimônio cultural do Brasil registrado pelo Iphan, o Sistema Agrícola Tradicional dos Quilombos do Vale do Ribeira é o tema da segunda edição do Encontro do Patrimônio Agroalimentar, que acontece no sábado, 14 de maio, no Mercado de Pinheiros, em São Paulo. 

Se o primeiro encontro, em outubro de 2019, reuniu também representantes de outros bens culturais formalmente reconhecidos pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ligados a nossas tradições culinárias (ligados ao Modo Tradicional de Fazer Queijo de Minas, ao Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro e ao Ofício das Baianas do Acarajé), nesta segunda edição o foco estará exclusivamente nos quilombos do Vale do Ribeira.

II Encontro Patrimônio Agroalimentar
II Encontro Patrimônio Agroalimentar: Promovendo Saberes e Práticas dos Quilombos do Vale do Ribeira

Em uma sequência de três rodas de conversa, o evento, gratuito e aberto ao público, trará lideranças quilombolas para falar das experiências na região e especialmente sobre os efeitos da pandemia para a comunidade. A Feira de Sementes (vencedora, em 2019, do prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Iphan, maior premiação do patrimônio cultural brasileiro) e o trabalho da Cooperquivale (Cooperativa do Vale do Ribeira) estarão entre os assuntos abordados em bate-papos seguidos por degustação de produtos típicos da região e uma receita preparada com eles.

O II Encontro do Patrimônio Agroalimentar: Promovendo Saberes e Práticas dos Quilombos do Vale do Ribeira começa às 11h e tem produção do Instituto Brasil a Gosto e apoio do Instituto Socioambiental, Associação Slow Food do Brasil e Instituto ATÁ.

Veja, abaixo, a programação:

11:00 – 11:30 – Abertura – Comida e patrimônio: Qual a importância do registro das nossas tradições para o futuro da alimentação?

IPHAN São Paulo

12:00 – 13:00 – Roda de Conversa 1 – Feira de sementes: sua história e importância para a conservação da biodiversidade e dos saberes quilombolas do Vale do Ribeira

+ Degustação de alimentos tradicionais da roça quilombola

Mediação: Associação Slow Food do Brasil

13:30 – 14:30 – Roda de Conversa 2 – Os efeitos da pandemia na produção e distribuição de alimentos no Vale do Ribeira

+ Degustação de preparo feito com ingredientes da campanha de doação de alimentos organizada no início da pandemia

Mediação: Instituto Brasil a Gosto

15:00 – 16:00 – Roda de Conversa 3 – Cooperquivale: desenvolver economicamente para preservar o patrimônio 

+ Degustação de produtos manufaturados da Cooperquivale 

Mediação: Instituto Socioambiental (ISA)


Serviço
II Encontro do Patrimônio Agroalimentar: Promovendo Saberes e Práticas dos Quilombos do Vale do Ribeira
Data: 14 de maio de 2022
Local: Mercado de Pinheiros – Praça Central – Rua Pedro Cristi, 89, Pinheiros, São Paulo (SP).
Entrada: gratuita
Inscrições: não é necessário se inscrever

Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.