Plataforma que dá acesso a exposições culturais ao redor do mundo ganha página exclusiva do Instituto, que estreia dentro do projeto Celebre o Brasil Negro

Por Bel Moherdaui

Já está no ar a página do Instituto Brasil a Gosto no Google Arts & Culture. A plataforma on-line e gratuita que dá acesso a mais de 2 mil instituições ao redor do mundo lança neste mês de novembro a terceira edição do Celebre o Brasil Negro. E é dentro deste projeto que o Instituto Brasil a Gosto faz sua estreia ao lado de outras dez entidades nacionais, como a Pinacoteca de São Paulo, o Museu Histórico Nacional, o Instituto Gilberto Gil e o Museu Memorial Iyá Davina.

Brasil a Gosto no Google Arts and Culture
Brasil a Gosto no Google Arts and Culture

Para celebrar o mês da Consciência Negra, cada um deles traz uma série de exposições que retratam as contribuições das populações afrodescendentes no país. No caso do Instituto Brasil a Gosto, o foco, claro, é a comida brasileira.

Por isso, entre as exibições on-line no nosso espaço está uma sobre ingredientes trazidos da África e absorvidos pela cultura local:

Uma sobre receitas de influência africana

E até o detalhamento de uma delas, bem emblemática: o bobó de camarão. Para quem não sabe, bobó é uma palavra de origem fon (um dos idiomas falados no Benim), e diz respeito ao creme feito inicialmente de inhame, mandioca ou fruta-pão.

As exposições do Instituto são, em grande parte, balizadas por estudos importantes do nosso patrimônio agroalimentar, como os produzidos por Manuel Querino, Câmara Cascudo e Raul Lody, complementados pela pesquisa da chef Ana Luiza Trajano, fundadora do Instituto Brasil a Gosto, para livros como Misture a Gosto: Glossário de Ingredientes do Brasil, e Básico: Enciclopédia de Receitas do Brasil. Vale a pena navegar e conhecê-las.

“Queremos convidar o público de todo o mundo a descobrir e explorar a terceira edição da página dedicada à história e cultura negra no Brasil, Celebre o Brasil Negro. Os acervos apresentados pelas instituições culturais parceiras celebram a riqueza do legado e da contribuição da cultura afro-brasileira em diversas áreas, incluindo a arte, a música e a gastronomia”, afirma Valéria Gasparotti, gerente de programas do Google Arts & Culture.

Visite as exposições e conheça mais sobre nosso acervo na nossa página no Google Arts & Culture e também no aplicativo, disponível para iOS e Android. Para visitar o projeto todo, basta acessar: g.co/conscienciasnegras.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *