Símbolo dos bares e padocas nacionais, ele é um ícone do design brasileiro

Você sabia que, apesar do nome, o copo americano é bem brasileiro? Descubra 10 curiosidades sobre esse ícone do design nacional:

1- O copo americano foi inventado em 1947, o que quer dizer que ele já é um setentão!

2 É fabricado pela Nadir Figueiredo, empresa brasileira familiar fundada em 1912, que só para este produto destina uma linha de produção exclusiva, em São Paulo, SP. Ali,  são produzidas 400 ‘americanos’ por minuto. É chamado de ‘americano’ por conta do maquinário, que na época de sua criação, precisou ser importado dos Estados Unidos – hoje, a tecnologia é toda nacional.

3 A fórmula é secreta, claro! Mas, o fabricante conta que uma espécie de ‘gota’ de vidro é despejada no maquinário e passa por etapas como modelagem, congelamento, recozimento. O toque final é dado por um espécie de maçarico. Tudo acontece em uma fração de segundos.

4  A versão clássica tem 190 ml. Mas já existem versões de 45 ml (shots), 300 ml (drinques e destilados) e 450 ml (sucos, refrigerante, milk shake).

5 Dos últimos cinco anos para cá, ganhou a linha Gourmet, que inclui tigelas e xícaras com design semelhante . À linha foram adicionados itens antigos com roupagem retrô com embalagens e kits temáticos como Happy Hour, Boteco e Dose.  

6 A mais nova aposta da marca são quiosques em shoppings onde só é vendida a linha??. São Paulo e Rio de Janeiro foram as primeiras cidades a receber o modelo de negócio, mas unidades estão prometidas em todo o país.  

7 O copo é exportado para mais de 70 países, em quatro continentes: Américas, Europa, África e Ásia.

8 Seu uso disseminado acabou tornando-o unidade de medida caseira para receitas. Mas é usado em ambientes profissionais também.

9 É o copo ‘oficial’ do pingado na padaria e o queridinho para tomar cerveja no bar. Também é perfeito para o caldinho de feijão.

10. Justamente por ser um ícone brasileiro, foi convidado para integrar uma mostra no MOMA – The Museum of Modern Art, em Nova York, nos Estados Unidos, em 2009. Na ocasião, foi exibido com toda a pompa ao lado de 75 produtos que representaram o país. E chegou até a ser vendido na loja virtual do museu.

www.copoamericano.com.br