Capital gaúcha é exemplo no cultivo do alimento limpo e justo.

Por Letícia Rocha

Sábado, 7hs em Porto Alegre e um endereço fervilha: a feira! Mais especificamente, a FAE- Feira dos Agricultores Ecologistas, voltada a alimentos orgânicos. Realizada há 25 anos, ela reúne semanalmente uma média de 50 produtores – a grande maioria, famílias de agricultores vindos dos quatro cantos do Rio Grande do Sul.

Tida como uma das maiores feiras orgânicas do planeta em termos de expositores, foi idealizada pela a Cooperativa Ecológica Coolmeia, extinta em 2004. Na ocasião, para evitar o fim da iniciativa, considerada programa cultural do Estado, foi criada a Associação dos Agricultores Ecologistas Solidários do RS, entidade livre formada pelos próprios expositores.

Um deles é Juarez Pereira, que, em Barra do Ribeiro, região metropolitana de Porto Alegre, dedica-se ao cultivo do arroz biodinâmico. Em sua barraca, semanalmente, estão pelo menos quatro variedades do ingrediente: preto, vermelho, aromático, mochi, além do mix da diretoria (um blend).

A família Bos Wolff, de Viamão (distante 44 km da capital), é uma das pioneiras ali e famosa pelo mel e os produtos que desenvolve a partir dele (como velas e cosméticos). Na disputada banca Quinta do Livramento estão diversos tipos de cogumelo cultivados em Osório (a cerca de 100 km de Porto Alegre).

Ao longo da feira, é possível encontrar ainda frutas nativas como a guabiroba, o butiá e o araçá-vermelho. Mas, dá para abastecer toda a casa e agradar os mais variados gostos, já que, além de hortifruti, há também mel, biscoitos, pães artesanais, flores, cestaria e até remédios naturais. E se quiser fazer um lanche ou almoçar por lá mesmo, opções não faltam: são salgados veganos, bolos e até massas prontos.

Por todo o ambiente, placas, cartazes e lousas se espalham com o espírito do lugar: “Pela saúde e pelo trabalho, sou agricultor ecologista”; “Por mais saúde e uma vida melhor”; ‘A agricultura ecológica na sua produção propõe-se a não gerar resíduos poluentes. Este processo precisa continuar na feira. Esta banca não oferece sacolas plásticas. Colabore: traga a sua!”.

A feira acontece aos sábados, das 7h às 13 horas. Mas, chegue cedo para contemplar a variedade de insumos.

FAE – Feira dos Agricultores Ecologistas
Avenida José Bonifácio, 675, Bom Fim, Porto Alegre, RS; tel. (51) 9 9966-6827.

/FAEfeiradosagricultoresecologistas