Na 5a edição do evento, o chef e pesquisador Max Jaques ensinou o público do espaço Papo de Cozinha a preparar cuscuz de uarini com camarão e tucupi

Por Bel Moherdaui

No sábado, 23 de outubro, o chef e pesquisador Max Jaques voltou ao palco do espaço Papo de Cozinha, do Taste of São Paulo. Nesta 5a edição do evento, ele ensinou uma nova versão do cuscuz. Depois de preparar o cuscuz no pano de prato, em 2019, a receita feita em conjunto com os alunos foi o cuscuz de farinha uarini com camarão e tucupi.

Max Jaques com alunos do Taste of São Paulo 2021

Você conhece essa farinha? Depois de fermentada, a massa de mandioca é enrolada de maneira artesanal em bolinhas de tamanhos variados, semelhantes aos grãos de sêmola. Finalmente, passa pela torra e pela peneira. Produzida no município de Uarini, na área central do Amazonas, também pode ser chamada de “ovinha”, pois o formato lembra pequenas ovas de peixe. Hidratada no tucupi, fica parecendo um cuscuz, com floquinhos fofos e delicados.

Ao fim da aula, Max sorteou dois exemplares autografados do recém-lançado livro Comida no Cotidiano, escrito por ele em nome do Instituto Brasil a Gosto. Os demais participantes ganharam um cupom de desconto para comprar o livro no site da editora Contexto até a segunda-feira, 25 de outubro: usando o cupom Brasilagosto é possível ganhar 30% de desconto no livro.

Max Jaques autografa livro no Taste of São Paulo
Max Jaques autografa livro no Taste of São Paulo

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.